IAP PARANÁ MISSÃO E ATRIBUIÇÕES

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

0 comentários
MISSÃO E ATRIBUIÇÕES
Missão
  • Proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

Atribuições
  • Cumprir a legislação ambiental, exercendo, o poder de polícia administrativa, controle, licenciamento e fiscalização.
  • Conceder licenciamento ambiental prévio para instalação, operação e ampliação de atividades poluidoras ou perturbadoras do meio ambiente; Licenciar empreendimentos florestais e autorizar desmates.
  • Estudar e propor normas, padrões e especificações de interesse para a proteção da qualidade ambiental.
  • Analisar e emitir pareceres em projetos, relatórios de impacto ambiental e de riscos.
  • Elaborar, executar e controlar planos e programas de proteção e preservação da biodiversidade e a integridade do patrimônio genético.
  • Participar da administração de parques e reservas de domínio dos municípios ou da União, mediante convênios.
  • Incentivar e assistir às prefeituras municipais no tocante à implementação de bosques, hortos e arborização urbana e repovoamento de lagos e rios.
  • Executar e fazer executar a recuperação florestal de áreas de preservação permanente degradadas e de unidades de conservação, diretamente ou através de convênios e consórcios.
  • Fiscalizar, orientar e controlar a recuperação de áreas degradas por atividades econômicas de qualquer natureza.
  • Promover, coordenar e executar a educação ambiental formal e não formal.
  • Executar o monitoramento ambiental, em especial da quantidade e qualidade dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, do ar e do solo.
  • Controlar e fiscalizar os agrotóxicos e afins e produtos perigosos, quanto ao transporte e destinação final de resíduos, nos termos da legislação específica vigente.
  • Cadastrar os produtos agrotóxicos utilizados no Estado, quanto ao seu aspecto ambiental.
  • Definir a política Florestal do estado, observados seus aspectos sócio-econômicos e ecológicos. ´
http://www.iap.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=348

RESÍDUOS FLORESTAIS

0 comentários

Resíduo de Madeira: Energia

Imprimir E-mail


Os resíduos florestais, obtidos a partir de um manejo correto dos projetos de reflorestamento, pode incrementar a produtividade energética futura das florestas. Também neste campo as estatísticas são deficientes, devido à diversidade regional, faunística, tecnológica, edáfica e climática. Entretanto, Woods & Hall (1994) estimam em 35 EJ/ano (10GW) o potencial energético dos resíduos da extração florestal, no mundo. Parcela ponderável deste resíduo é obtido de forma consolidada, nas plantas de processamento de madeira ou de obtenção de celulose e papel.
Considerando as densidades das madeiras nativa e plantada, estudos indicam que o poder calorífico inferior é de 11,3 MJ/kg e  8.8 MJ/kg , respectivamente. No caso brasileiro, estima-se que a indústria de celulose e papel gere, aproximadamente, 5 Mtoe de resíduos sem aproveitamento energético. Parcela ponderável dos resíduos permanece no campo, na forma de galhadas e restos de tronco, após o corte das árvores, necessitando de profundos estudos para viabilizar seu aproveitamento energético.
O setor de base florestal é analisado considerando dois grandes segmentos
-papel e celulose e produtos de madeira sólida. No Brasil, as empresas atuam em um único segmento, isto é, ou em papel e celulose ou em produtos de madeira sólida. Em países nos quais o setor florestal é mais desenvolvido, como na Finlândia, nos Estados Unidos e no Canadá, as grandes empresas do setor atuam em ambos os segmentos, possibilitando maior competitividade no mercado internacional (ABIMCI, 2003a).
Para a avaliação do potencial de geração elétrica no segmento madeireiro, optou-se por considerar o caso das indústrias que processam madeira em tora na produção de compensados e serrados, nas quais se origina a maior parte dos resíduos do segmento. Nas etapas iniciais de fabricação destes produtos – no descascamento, no corte em serras ou na laminação das toras – são geradas grandes quantidades de casca e cavaco, que podem ser aproveitadas na geração de energia elétrica no próprio local, ou ainda transportadas com relativa facilidade caso sejam comercializadas, pois possuem dimensões que facilitam o seu armazenamento e manipulação.
Por outro lado, empresas que processam a madeira serrada para a fabricação de produtos de maior valor agregado1 tendem a produzir resíduos em menor quantidade e com dimensões mais reduzidas, como a serragem e o pó de madeira, que podem ser aproveitados localmente devido a maior dificuldade de transporte. Segundo dados do IBGE (2003), os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul têm maiores áreas de madeira plantada e os Estados do Pará e Mato Grosso de madeira nativa.



ISOPOR = PRODUTOS DE USO CONSTANTE

0 comentários

Isopor pode deixar de ser um resíduo problemático

Com tecnologia e articulação, a reciclagem do isopor está se tornando um negócio lucrativo para catadores e indústria.

Matéria prima muito usada em embalagens, o poliestireno expandido, ou o isopor, é considerado um resíduo problemático. Depois de usado, ele costuma ser descartado como lixo em todo o Brasil. Mas, com tecnologia, a reciclagem do isopor está se tornando um negócio lucrativo.

Em Joinville, SC, uma fábrica recicla 10% do isopor produzido no Brasil, em associação com cooperativas de catadores. Uma das opções de destino do isopor é a produção de molduras e acabamentos para a construção civil, promovida por uma empresa catarinense. E a tecnologia amplia os horizontes. No Rio de Janeiro, pesquisadores da UFRJ desenvolveram um processo que transforma o isopor, novamente, em matéria-prima para a indústria

Saiba mais sobre o que pode ser produzido a partir da reciclagem do isopor no site da Termotécnica.

Clique aqui para conhecer a dissertação de mestrado de Caio Kawaoka Melo: "Reciclagem de materiais poliméricos por incorporação in situ na polimerização em suspensão do estireno".
http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1568586-17665-304,00.html

RESÍDUOS PLÁSTICOS = SOLUÇÃO

1 comentários

Conheça a madeira biossintética feita com plásticos descartados

O produto é mais resistente que a madeira convencional e não provoca a destruição de florestas.

Conheça a madeira plástica produzida a partir de plástico descartado como lixo. O polietileno de alta densidade (PAD) pode ganhar aspecto muito semelhante à madeira e é utilizado com a mesma finalidade, com a vantagem de ser mais resistente à umidade e mais durável.

O maior mercado mundial da madeira plástica, ou madeira biossintética, são os Estados Unidos. O material já é utilizado em larga escala em projetos do governo, como na prefeitura de Los Angeles. Aqui no Brasil, uma tecnologia nacional para a fabricação da madeira plástica recicla todos os meses 500 toneladas de resíduos.

- Saiba mais sobre a empresa norte-americana Eagle One, que fabrica a madeira biossintética desde os anos 1990, fornecendo artigos para golfe.

- Conheça o trabalho da Ecoblock, empresa de Belo Horizonte que produz a madeira plástica para uso na construção civil, na indústria e em paisagismo.

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1592793-17665-304,00.html

O QUE FAZER COM PNEUS

0 comentários

Pneu velho se transforma em energia, asfalto e concreto

Legislação obriga os fabricantes de pneus a recolher resíduos.

A reciclagem dos pneus evita as queimadas a céu aberto, o abandono em lixões, e o acúmulo em rios e lagoas. Pela legislação vigente, para cada pneu novo, um velho ou inservível deve ter destinação inteligente.

RECICLAGEM DE ORGANICOS

0 comentários

Lixo orgânico é transformado em adubo por rede de supermercados no RJ

O lixo brasileiro é dos mais ricos do mundo em matéria orgânica.

A atitude inovadora contribui para diminuir os lixos nos aterros sanitários. Os resíduos orgânicos são coletados e transformados em ricos nutrientes para o solo.

http://globonews.globo.com/Jornalismo/GN/0,,MUL1611413-17665-304,00.html