PLÁSTICO VERDE - INICIATIVA E TECNOLOGIA " BRASILEIRA"

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

0 comentários
Braskem faz história ao colocar em operação a primeira planta de Plástico verde de fonte 100% renovável
Iniciativa mostra o compromisso da companhia com as práticas sustentáveis e tecnologias ambientalmente mais amigáveis
Lançado em julho de 2007, o polietileno verde da Braskem foi o primeiro a ser feito 100% a partir de fontes renováveis no mundo, com validação do laboratório internacional Beta Analytic. Em 2010, a Braskem tornou esse projeto realidade, ao inaugurar sua primeira planta de Eteno Verde e assumiu a liderança mundial na produção de biopolímeros.
Para isso investiu cerca de R$ 500 milhões nesta planta, que produz anualmente 200 mil toneladas de polietileno de etanol de cana-de-açúcar. Na balança sustentável, para cada tonelada de polietileno verde produzido são capturados e fixados até 2,5 toneladas de CO2 da atmosfera. Localizada em Triunfo, Rio Grande do Sul, a planta será base para a produção de uma gama variada de grades de PEAD e PEBDL, para atender a crescente demanda por produtos cada vez mais sustentáveis.
Ao longo deste período, diversos acordos para o fornecimento de polietileno de fonte renovável foram negociados. Empresas dos mais variados segmentos da indústria e de diversas partes do mundo fecharam contrato para utilizar o PE Verde em seus produtos. O polietileno é o tipo de plástico mais utilizado no mundo, especialmente pela indústria automotiva, de cosméticos, de embalagens, brinquedos, higiene e limpeza, entre outras. Como o polietileno verde da Braskem possui características e propriedades idênticas às do PE de origem fóssil, ele possui a mesma versatilidade em suas aplicações.