MAIS UMA . PORQUE PLANTAR ÁRVORES

domingo, 19 de dezembro de 2010

0 comentários

Aqui estão alguns dos motivos para você plantar não uma, mas várias árvores, e ajudar a natureza!

Uma árvore adulta pode absorver do solo até 250 litros de água por dia. Imagine como elas poderiam ajudar para não ocorrerem tantas enchentes, das quais matam e deixam muitas pessoas sem casas!
Junto com toda essa água absorvida, muitos nutrientes de matérias orgânicas (como as fezes dos animais) são absorvidos pelas raízes e transformados através da fotossíntese, em alimento para a toda a planta. Por sua vez, folhas, frutos, madeira e raízes servirão de alimento para diversos seres vivos.
Árvores Como Plantar
Os animais por sua vez, irão defecar o que comeram, e as folhas e frutos que não serviram de alimento caem no solo.
Folhas, frutos e fezes de volta ao solo, e todo o ciclo recomeça.
A camada de folhas que se formam a baixo das árvores, servem de berço para as sementes, e para proteger o solo dos pingos da chuva. Cada pingo de chuva que cai diretamente no solo, causa erosão. A erosão do solo pode ser prejudicial em vários casos:

Em rios

A erosão leva terra e areia para o leito (fundo) do rio, fazendo com que o rio fique mais raso, com menor capacidade de guardar água, causando a falta de água nos meses de pouca chuva, além da morte dos peixes.

Para o Solo

A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação natural. Ou seja, solo desprotegido tende a continuar desprotegido.

Para os animais

A erosão pode levar embora ninhos de animais que os fazem no chão, e tampar os de diversos outros animais, matando os filhotes que estão dentro. Além do mais, sem vegetação e frutos para alimenta-los, eles vão embora ou morrem de fome.

Para os lençóis freáticos

Os solos sem vegetação, por não terem raízes e minhocas para deixa-lo fofo, não tem uma boa absorção de água. Além do mais, como não há barreiras para a água, ela vai embora rapidamente, não dando tempo para a água da chuva penetrar no solo.
Com isso os lençóis freáticos secam, acabando assim com muitos rios e conseqüentemente com nossa água potável.
A copa das árvores também protege o solo da chuva direta, sem contar que suas raízes seguram firmemente o solo. As raízes de árvores que estão nas beira de rios, aparecem as vezes dentro do rio, parecendo cílios.
Essas raízes além evitarem a erosão, servem de casa para muitos animais. Por causa destes cílios, a mata próxima aos rios é conhecida pelo nome de Mata Ciliar.
Uma árvore pode transpirar por suas folhas, até 60 litros de água por dia. Este vapor se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumulam em nuvens, caem em forma de chuva.
Portanto, as árvores ajudam também na retirada de poluentes do ar! Além do mais, este vapor ajuda a equilibrar o clima da região. Isso é facilmente percebido em parques e floretas que tem seu clima mais fresco.
Outro ponto que podemos notar até mesmo em parques no meio de grandes cidades, é o silêncio! As árvores formam uma parede que impede a propagação dos ruídos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes (além de bonitos).
Se ainda assim, você ainda não se convenceu de que deve plantar árvores espere para saber mais...
Árvores Como Plantar
Sombra: ah que delícia uma boa sombra ! Não é ? Bem, se levarmos em conta a devastação e a não preocupação do reflorestamento, pode se preparar para sair de casa de guarda sol, pois a previsão é de que em 2030 nossas matas vão acabar !

Madeira

Se você não tem nada de madeira na sua casa pode enviar seu nome para colocarmos no livro dos recordes. O mercado madereiro é um dos que mais cresce no Brasil. Muitas empresas são clandestinas, e pouca gente se preocupou em saber se a madeira que está comprando é autorizada ou não. Se você usa madeira, por que não ajudar plantando ?

Papel

Não sei se você sabe, mas não há no mundo país que tenha um substituto para o papel vindo da madeira de árvores, sendo produzido em larga escala ! Preocupante ? Então imagine quantas árvores você já usou e vai usar só com papel !

Oxigênio

Você respira ? Bem, pode não conseguir mais daqui alguns anos. A poluição gerada pelas grande cidades estão desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo ! E uma novidade: Estudiosos afirmam que florestas muito antigas, que já atingiram seu equilíbrio, produzem a mesma quantidade de gás carbônico (liberado a noite) que a de oxigênio. E que florestas jovens, para poder crescer, liberam muito mais oxigênio do que gás carbônico. Isso significa que plantar uma árvore é produzir oxigênio !

Frutas

Quem não gosta de uma boa fruta ? Mas não pense que elas são produzidas em laboratório. Elas chegam à sua mesa, pois árvores às produziram. E se você fizer as contas deve ter gasto com frutas o bastante para ter mais de 100 pés de cada fruta que você gosta. Mesmo porque o gasto em se ter uma árvore é quase zero.

Fauna

Que delícia ouvir o canto dos pássaros logo de manhã ! Pois então ! Plante uma árvore perto de sua casa e ouça o resultado! Se você estiver em zona rural, ou próximo à alguma floresta, ainda poderá receber a visita de diversos animais da fauna brasileira.
Fonte: www.arvoresbrasil.com.br
Árvores Porque Plantar

Plante Árvores

O ar é indispensável à nossa vida. Além do Oxigênio (O²) que respiramos, outros gases colaboram para a vida na Terra, pois equilibram a composição atmosférica e a temperatura do planeta.
A maior parte das atividades humanas gera resíduos que são liberados na atmosfera e geram desequilíbrio, sendo o mais frequente o CO², chamado Dióxido de Carbono.
Nos últimos 60 anos, houve um aumento nas emissões de CO², principalmente pelas indústrias e pelas queimadas.
Reduzir as concentrações destes gases e contribuir para a redução dos impactos do aquecimento global é tarefa que exige um esforço organizado entre os governos, empresas e indivíduos na busca por soluções, como a atualizaçãode tecnologias que poluam menos e de maior responsabilidade ambiental.
Árvores Como Plantar

POR QUE PLANTAR ÁRVORES?

As árvores são capazes de limpar o ar porque tiram o CO² e liberam Oxigênio para a atmosfera;
Uma árvore pode reciclar por suas folhas até 60 litros de água por dia.
O vapor produzido se mistura com as partículas de poluição do ar, e quando se acumula em nuvens, cai em forma de chuva.
Neste processo, as árvores ajudam na retirada de poluentes do ar;
A recilcagem da água pelas árvores ajuda a equilibrar o clima de uma região e isso é facilmente percebido em parques e florestas que tem seu clima mais fresco;
As árvores formam uma espécie de barreira sonora que impede a propagação dos resíduos. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas por proporcionarem ambientes mais silenciosos e aconchegantes;
As árvores nos proporcionam a sombra, locais para descansar e fugir dos raios solares, cada vez mais nocivos para a pele dos seres humanos;
Fornecem-nos a madeira, que somente deve ser extraída de árvores com manejo adequado ou com a contrapartida do reflorestamento;
Os frutos extraídos das árvores são importantes alimentos e indispensáveis para a manutenção da saúde;
O carbono que lançamos no ar por meio das nossas atividades diárias, é o causador do aumento do efeito estufa e pode ser neutralizado ou compensado com o plantio de árvores, que irão retirar do ar a quantidade que necessitam de CO², diminuindo o impacto negativo que causamos ao meio ambiente.

TENHA CONSCIÊNCIA!

Você pode NÃO conseguir mais respirar daqui a alguns anos. A poluição gerada pelas grandes cidades está desequilibrando a quantidade de oxigênio no mundo!
Quanto maior for a quantidade de árvores, maior será o equilíbrio ambiental da sua região, do país e do mundo.

QUAL A IMPORTANCIA DE UMA ÁRVORE

0 comentários

Porque plantar uma Árvore ?
Árvore, uma verdadeira máquina complexa e silenciosa.

Cada ser vivo tem seu lugar na natureza e realiza muitas tarefas. As árvores são muito importantes tanto para nossas vidas como para o equilíbrio da natureza.

Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas por sua vez, absorvem o gás carbônico (Co2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos e a luz do sol, da qual todo o sistema da árvore depende para se desenvolver; este processo chama-se Fotossíntese: foto: luz, e síntese: colocar junto.

Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro.

As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fabricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes.

Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne.

Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, a umidade escapa pela folhas na forma de vapor d'água e fica espalhada no ar, sendo que esse vapor se mistura com as partículas de poeiras que flutuam no ar ficando cada vez mais pesadas devido ao acúmulo e caem ao chão.
As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas.

As grandes quantidades de vapor de água liberadas pelas árvores ajudam a controlar o clima da região.

Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro maquinas de ar condicionado.

Assim como ocorre com as ondas de calor, também as ondas sonoras têm sua energia freada, quando se chocam com a barreira das árvores, ao bater nas folhas o som é em parte absorvido, e parte desviado de seu curso, tornando-se menos intenso ou sendo inteiramente eliminado.

De suas folhas, raízes e frutos extrai-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios, alimentando outras indústrias como a fabricação de produtos para melhorar a estética das pessoas (cosméticos).

Sua beleza, uma árvore é sempre bonita, o verde de suas folhas nos acalma, como é bom encontrar uma árvore quando o dia está muito quente e sol forte.

A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas.

Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. Na beira dos rios, para protegê-los, são as chamadas matas ciliares (o nome refere-se aos cílios, que protegem os nossos olhos), que ficam nas margens dos rios; sem elas a vida do rio corre perigo, essas matas afofam o solo da beira dos rios, funcionando como uma esponja, alimentando os lençóis de água que por sua vez alimenta o rio através de suas nascentes, suas raízes evitam a erosão, pois retêm as partículas do solo (terra) e outros materiais que iriam parar nos leitos dos rios, diminuindo o oxigênio da água e os alimentos dos peixes.

Ao plantarmos uma árvore, estaremos efetuando o "Seqüestro de Carbono", sendo as árvores o cativeiro do Co2, pois para a árvore se desenvolver ela necessita do Co2, o qual ela seqüestra do ar no processo de fotossíntese e ainda libera oxigênio puro; a árvore passa a ser o cativeiro, se for cortada ou queimada o Co2 será novamente liberado desse cativeiro.
Precisam ser plantadas muitas árvores nativas frutíferas, pois elas têm um papel importante na alimentação de aves, insetos e morcegos que são agentes de polinização das flores e de dispersão das sementes de outras árvores nativas, ajudando a propagar as espécies vegetais num raio de muitos quilômetros e ainda serve de moradia para vários animais.

Se não for contido o Desmatamento, em apenas vinte e cinco anos, mais de 50.000 (cinqüenta mil) espécies de plantas estarão Extintas.

Cerca de 1,5 Km2 de floresta tropical é destruída a cada 6 minutos, neste ritmo, toda a floresta tropical restante estará destruída até o ano 2035.

Atualmente existe apenas uma árvore para cada 500 habitantes em nosso planeta.

Façamos como os índios Americanos que até hoje se recusam a cortar uma árvore viva;

Na Indonésia, os membros da tribo Mandelings jamais aceitaram a responsabilidade de abater uma árvore;

No Brasil os índios acreditam em seres sobrenaturais, como o Curupira e o Caapora, que perseguem e castigam quem destrói as árvores.

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem!

Respeitar a Natureza é respeitar a vida!

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO LOCAIS

0 comentários

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO AMBIENTAL

As estações de tratamento Ambiental devem se basear nos parâmetros das normas ABNT – NBR 7229/93 e 13969/97 e devem ter o aval de um engenheiro químico, especialista.

Exigências legais

Licenciamento: todo conjunto habitacional deve ter a licença do órgão ambiental de seu estado. Para solicitar a licença do órgão é necessário apresentar o estudo do local incluindo o estudo do terreno ou do corpo d’água onde será feita a disposição final do efluente. Todo e qualquer empreendimento de ve estar preparado para oferecer total suporte e assessoria em dimensionamento, projetos específicos, instalação e licenciamento das estações compactas de tratamento de esgotos.

Como definir qual será a disposição final do efluente

O lançamento dos efluentes finais (disposição final), pós tratamento, pode acontecer em:

  • Corpos d’água apropriados com aprovação dos órgãos regulamentadores;
  • Rede pública;
  • Valas de infiltração horizontal;
  • Sumidouros;
  • Reutilização.

Como definir como será a disposição final?

Caso exista um corpo d’água próximo: é necessário verificar a possibilidade desse corpo d’água receber o efluente, baseado na sua vazão e classificação. Obs: represas não podem ser receptoras de efluentes.
Caso não exista um corpo d’água: necessário fazer um sumidouro ou vala de infliltração horizontal. Indica-se verificar qual a profundidade do lençol freático e fazer teste de infiltração no terreno para determinar qual a possilidade de absorção e assim dimensionar o tamanho adequado do sumidouro ou vala. Esse teste é feito através de um buraco quadrado de 1x1x1m, aproximadamente (1m³), cavado no terreno e uso de régua para análise da quantidade de infiltração ao longo de período de tempo.
Por exigência legal, o fundo do sumidouro deve estar a 1,50m de distância do lençol freático. Para casos onde o lençol freático é alto (cidades litorâneas, por exemplo), as valas de infiltração horizontal são a solução. Elas devem ser de aproximadamente 60cm de largura x 60cm de profundidade e seu comprimento será variável de acordo com a vazão necessária.

" ANTES DE INICIAR SUA OBRA, CONSULTE O ÓRGÃO AMBIENTAL DE SUA REGIÃO E CONTRATE UM TÉCNICO ESPECIALISTA.
ESTE CUSTO NÃO REPRESENTA QUASE NADA NO FINAL DA OBRA E EVITA RETRABALHO OU MULTAS ".

EXEMPLO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO : http://www.cabv.com.br/pdf/PDF-DETEC/Dimensionamento-Sumidouro%20e%20Valas.pdf

RESPONDA POR VOCE. EU FAÇO A MINHA PARTE.

0 comentários
“Recicla-se o lixo, recicla-se a madeira, recicla-se o papel, recicla-se tudo o que vem da natureza, mas será que o homem é reciclável?”
Jussilene Souza da Silva, 17 anos, Nova Viçosa (BA).Participante do 6.º Concurso de Redação Ler é Preciso.


É IMPORTANTE ENTENDER QUE ' reciclagem" não é tão somente transformar uma matéria um produto.
Reciclar v. pron.2. Adquirir uma formação complementar.
Quando falamos em formação completar, estamos falando também na possibilidades de RECICLAR nossa cultura . Mudar conceitos e mudar regras que até então não eram observadas.
Mudar procedimentos mínimos como criarmos a responsabilidade de separar única e simplesmente o nosso LIXO RECICLÁVEL e direcionarmos ele aproveitamento já é um passo enorme.
Reciclar e ter a coragem de querer pensar diferente e tomar decisões que não aquelas que seguem as mesmisses de um todo.
Nem sempre MAIORIA significa ACERTO.Nem sempre com aquilo que sempre foi feito e da forma que foi feito esta a verdade.
Tenha a coragem de se reciclar de mudar conceitos de ser você mesmo.
Ter sempre em mente que temos a responsabilidade politica e social que pode e deve auxiliar nas melhorias que nossa sociedade precisa já é um começo.