PROGRAMA DE RECICLAGEM DE LIXO EM BITURUNA

sexta-feira, 22 de julho de 2011

PROGRAMA DE RECICLAGEM DE LIXO EM BITURUNA

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) destacou, na Assembléia Legislativa, o programa de reciclagem de lixo implantado em Bituruna, em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O projeto foi implantado pelo atual prefeito, Lauro Agostini, em 2005.
O "Reciclinho", como foi batizado o programa, é modelo para vários municípios do Paraná e, recentemente, foi visitado pela Curadoria do Meio Ambiente do Ministério Público da Paraíba, que pretende implantar naquele órgão sistema similar de tratamento e destinação de resíduos sólidos domésticos.
"Bituruna dá o exemplo de como um pequeno município pode encontrar uma solução simples e barata para o lixo urbano e ainda gerar empregos. O trabalho do prefeito e da sociedade é tão exemplar que ambientalistas, prefeitos, são recebidos para almoçar no próprio recinto onde é feita a reciclagem", conta Rossoni.
O projeto de Bituruna é simples e de baixo custo para a prefeitura. E a população participa ativamente. Através de um projeto de lei, os moradores que separam o lixo são isentos de uma taxa de coleta. As Secretarias de Educação e Saúde cuidam da conscientização da população para a necessidade de separar o lixo doméstico.

O "Reciclinho"
O programa iniciou com a sensibilização da população sobre a importância da separação do lixo em duas embalagens: seco e úmido. A coleta é feita diariamente por um transporte específico, onde já se coloca os lixos separados.
O Lixo SECO é separado e vendido para reciclagem. O Lixo ÚMIDO é passado por uma triagem, onde é separado e o lixo orgânico é transformado, através da compostagem, em adubo que também posteriormente é vendido.
De todo o lixo arrecadado, aproximadamente 30% é rejeitado e vai para valas de aterro previamente preparadas.
Toda a renda com a reciclagem e compostagem é dividida pela Associação dos Catadores "São João" que é composta por 18 cooperados. A unidade é auto-sustentável, ou seja, com o lucro dos materiais são pagos os salários e encargos sociais dos funcionários.  Com o programa, o município de Bituruna além de dar um destino ecologicamente correto ao lixo urbano, ainda promove a geração de emprego e renda a dezoito famílias do município.

0 comentários:

Postar um comentário