Comprar, jogar fora, comprar de novo

domingo, 16 de janeiro de 2011

0 comentários
Planeta Urgente
14/01/2011 às 12:09


Documentário espanhol critica consumo

No mês passado, a TV3 catalã colocou no ar um novo documentário, chamado "Comprar, Jogar Fora, Comprar", bem em cima do período das compras de Natal, e das liquidações de inverno, que começaram este mês. O documentário agora pode ser visto em espanhol no site da TVE. Ele fala do segredo da obsolescência planejada, que foi criada nos anos 1920, mas com qual lidamos até hoje, com nosso estilo de vida. Se você está imaginando porque o consumo se transformou em nosso estilo de vida, ou porque jogamos tanta coisa fora o tempo todo, o documentário examina as razões e mostra a verdade chocante de nossos hábitos, de uma cultura do desperdício, e onde objetos obsoletos vão parar. O filme reune algumas histórias ocorridas em Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Gana.

O documentário começa com Marcus, de Barcelona. Ele tem uma impressora que subitamente parou de funcionar, e tenta consertá-la. Mas o suporte técnico diz a ele que compre outra, porque o conserto não vale a pena. O filme tenta responder a questão de porque temos o "desejo de possuir algo um pouco  mais novo, antes do que o necessário, e o tempo todo". E nos leva a Livermore, na Califórnia, onde a lâmpada mais antiga continua a iluminar, depois de 109 anos. Isto para contar a história do cartel Phoebus, e como a indústria nos anos 1920 começou a controlar o consumo e a fabricação de lâmpadas para que eles tivessem vida mais curta e vendessem mais. Na época, pediu-se a engenheiros que construíssem lâmpadas com o design de Edison para que fossem mais frágeis e não durassem mais que mil horas.

A escritora americana Nicols Fox acredita que "é uma obrigação de todos reclamar de produtos que não funcionam apropriadamente", diz o Tree Hugger. A advogada Elizabeth Pritzker simplesmente processou a Apple por fabricar iPods que duram apenas oito meses, por conta de morte irreparável de suas baterias. E o documentário também menciona o pesadelo do lixo eletrônico dos países ricos, jogado sem critério em Gana

 http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/