LIXO RECOLHIDO VIRA PLACAS DE TRANSITO

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

0 comentários
Cidade do interior reaproveita o lixo recolhido nas ruas para fazer placas de trânsito.

Caixinhas de leite viram placas de trânsito no interior de SP

O programa Antena Paulista da Rede Globo apresentou o exemplo de Poá que está utilizando placas recicladas de embalagens longa vida pós-consumo para a fabricação de placas de trânsito.
O departamento de trânsito compra as placas recicladas da empresa Ibistetra, faz a sua adesivação e está aos poucos substituindo as placas de trânsito metálicas da cidade.
Veja a reportagem completa no link abaixo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1391393-7823-CIDADE+DO+INTERIOR+REAPROVEITA+O+LIXO+RECOLHIDO+NAS+RUAS+PARA+FAZER+PLACAS+DE+TRANSITO,00.html

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_275163.shtm

RECICLAGEM - ROTA DA RECICLAGEM

0 comentários
Se na hora de separar o lixo para a coleta seletiva, você nunca sabe muito bem o que fazer com as embalagens longa vida - compostas por papel, plástico e alumínio! - e acaba jogando-as fora junto com o lixo orgânico ou não reciclável por falta de opção melhor, agora não vai haver mais desculpas para fazer isso.

{txtalt}
A Tetra Pak acaba de lançar o site Rota da Reciclagem, com suporte do Google Maps, que mostra quais são as cooperativas, os pontos de entrega voluntária e os pontos comerciais que recebem embalagens de leite, sucos e molho de tomate, por exemplo. O legal é que o site abrange o Brasil todo e, caso o usuário conheça mais algum lugar que receba esse material e o destine para reciclagem, ele pode ser incorporado ao mapa.

"Essa é uma forma de disseminar o conceito da coleta seletiva e aumentar o volume de material pós-consumo reciclado", diz Fernando von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak. O Google Maps pode ser utilizado para a prestação de serviços à comunidade. "Entendemos que a Rota da Reciclagem é um serviço à população e ao meio ambiente", comenta Patrícia Pflaeging, diretora de marketing do Google Brasil.

A ferramenta é bem fácil de usar:

- digite seu endereço no campo indicado;
- escolha o tipo de local para onde você deseja enviar suas embalagens: cooperativas, comércio e entrega voluntária;
- o buscador localiza o seu endereço no mapa ( e o sinaliza com um bonequinho azul) e marca todos os locais (do tipo que você escolheu) próximos do seu endereço;
- clique sobre os ícones listados no mapa para obter mais informações sobre cada lugar.

Agora é só deixar de preguiça e levar suas embalagens até lá!

Está em dúvida sobre qual local escolher? É simples:

- Entrega voluntária: em caso de lixo doméstico, que tem pouco volume, essa é a opção mais recomendada e tem a vantagem de existir em quase todas as cidades. Dali, o material é encaminhado para a reciclagem.
- Cooperativas: normalmente é onde os catadores integrantes deixam o material que recolhem e para onde vai o lixo da coleta seletiva municipal. Trata-se de uma iniciativa social que faz o beneficiamento das embalagens, posteriormente vendidas aos recicladores.
- Comércio: há empresas que compram embalagens em grande quantidade - muitas vezes das próprias cooperativas -, fazem o beneficiamento e vendem para as recicladoras.

Quer saber como se recicla uma embalagem com tantos elementos diferentes?

- Uma das opções é fazer a agitação das embalagens longa vida - com água e sem produtos químicos - nas fábricas de papel. Dessa forma, as fibras de papel se separam do restante e podem virar caixas de papelão, tubetes e material gráfico. A parte de plástico e alumínio vai para fábricas de processamento de plástico e se transforma em vassouras, cabos, lixeiras etc.

- A mistura plástico + alumínio também pode ser prensada a quente e se tornar uma chapa parecida com o compensado de madeira. A matéria prima é muito utilizada na construção civil e também para a confecção de pequenos objetos.

- Há ainda a possibilidade de se separar o alumínio do plástico em fornos de plasma, onde o material é aquecido a temperaturas bastante elevadas e sem oxigênio. O plástico vira parafina e o alumínio se derrete e pode ser usado na fabricação de novas embalagens longa vida. Essa tecnologia é nova e foi desenvolvida no Brasil.

Hoje, mais de 30 empresas reciclam a embalagem da Tetra Pak no país.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_275163.shtml