AJUDE A CUIDAR DA NATUREZA

sábado, 1 de outubro de 2011

0 comentários
Cuide da natureza.
Faça sua parte e economize
Atualmente, muito se fala sobre reciclagem, desperdício de água e luz e qualidade do ar. Apesar de toda a divulgação, muitas pessoas acham que o cuidado com a natureza é obrigação apenas do governo e não fazem nada para ajudar. Você sabia que com medidas simples você faz a diferença?
Confira algumas ações que colaboram com a preservação da natureza, evitam o desperdício e ainda ajudam você a economizar.

Água
  1. Atenção aos vazamentos. Consertando os vazamentos de canos e torneiras você economiza cerca de 45 litros de água por dia.
  2. Acumule as roupas para lavar e passar. Desta maneira, você economiza água, luz e seu tempo.
  3. Não desperdice água. Deixe a torneira fechada quando estiver escovando os dentes, ensaboando as mãos e fazendo a barba.
  4. Limpe a calçada com vassoura. A vassoura é mais rápida e prática. Esqueça a mangueira nessa hora.
  5. Balde para o carro. Quando for lavar o carro, utilize um balde e um pano, em vez da mangueira.
  6. Aposte no regador. Para economizar água na hora de regar as plantas, prefira um regador. Para quem busca mais economia, uma outra opção é armazenar a água da chuva para regar as plantas.
  7. Desligue a mangueira quando ela não estiver sendo utilizada.
Você sabia que...
  1. Escovar os dentes com a torneira aberta utiliza cerca de 80 litros de água.
  2. Lavar a louça com a torneira aberta equivale a 100 litros.
  3. Lavar o carro com a torneira aberta por 30 minutos consome 560 litros.
  4. Lavar a calçada com mangueira utiliza 280 litros.
  5. Banhos longos equivalem ao consumo de 95 a 180 litros de água.

LEI DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

0 comentários
Definições:

Art. 3o Para os efeitos desta Lei, entende-se por:
I - acordo setorial: ato de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto; 

II - área contaminada: local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos; 

III - área órfã contaminada: área contaminada cujos responsáveis pela disposição não sejam identificáveis ou individualizáveis; 

IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

V - coleta seletiva: coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição; 

VI - controle social: conjunto de mecanismos e procedimentos que garantam à sociedade informações e participação nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos; 

VII - destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

plano de logística reversa

0 comentários
Diversos são os motivos que tornam a logística reversa um assunto tão relevante nos dias atuais, dentre eles: a redução do ciclo de vida mercadológico dos produtos, o surgimento de novas tecnologias e de novos materiais em suas constituições, sua obsolescência precoce, a ânsia descontrolada dos consumidores por novos lançamentos e os altos custos de reparos dos bens diante de seu preço de mercado.
Embora represente um pequeno percentual do montante movimentado na logística direta, a logística reversa tem sua devida importância, pois além de gerar retorno econômico, contribui para a sustentabilidade do planeta. Além disso, a necessidade do gerenciamento destes resíduos, através da logística reversa é, ainda, mais importante quando consideramos a recente Lei 12.305/10 que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a qual dentre vários aspectos estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos na geração de resíduos sólidos, além da implementação de processos de logística reversa.

- Patrícia Guarnieri

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

0 comentários
Lixo Acumulado
A partir de 2014, os lixões a céu aberto serão proibidos no País. Com essa imposição legal, todos os municípios serão obrigados a separar os resíduos para fazer o descarte ambientalmente correto. Atualmente, o serviço de coleta seletiva está presente em apenas 18% das cidades brasileiras, porque ela ainda não é obrigatória em nosso País. Nos grandes cidades brasileiras, cada cidadão produz, em média, um quilo de resíduo por dia.
O lixo é hoje um dos mais graves problemas ambientais do Planeta. A destinação incorreta do lixo nas cidades, por exemplo, entope bueiros, agravando o problema das enchentes que têm resultado em várias tragédias nas cidades no período de chuvas. O Brasil produz por dia mais de 183 mil toneladas de lixo urbano. Mais de um milhão de pessoas trabalham e sobrevivem da reciclagem desse lixo. Mesmo assim, grande parte dessa riqueza vem sendo desperdiçada.
Entre os temas abordados, estão os desafios a serem enfrentados pelas cidades ao transformar os grandes lixões em aterros sanitários. Pela nova lei os lixões a céu aberto serão proibidos no país a partir de 2014 e todos os municípios serão obrigados a separar os resíduos para fazer o descarte ambientalmente correto. O desafio se mostra gigantesco quando a coleta seletiva atualmente se encontra implementada em apenas 18% das cidades brasileiras.
Tecnologias e soluções para esse novo conceito de gestão serão apresentadas em casos de sucesso de cidades do Brasil e até de outros países porém a questão é bom senso para implantá-las. Além disso, o financiamento para a gestão integrada de resíduos e a produção de energia a partir do biogás gerado pelo Esgoto Sanitário estão entre os temas abordados continuamente em debataes.
A nova política se baseia na máxima dos “três erres”: redução, reuso e reciclagem. Por isso, entra em foco o estudo do ciclo de vida das mercadorias que acabam se tornando resíduo sólido em algum momento. De acordo com um estudo encomendado ao Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o país perde cerca de R$ 8 bilhões por ano quando deixa de reciclar o resíduo que é encaminhado aos aterros e lixões das cidades.
A questão do lixo precisa, portanto, envolver todos os cidadãos, empresas, Academia e Poder Público na busca de soluções que evitem que os resíduos sejam descartados de forma inadequada, contaminando solos, rios, córregos e mares, provocando doenças e prejuízos para o meio ambiente.

COIFAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS

0 comentários
Tipo de Coifa
Funcionamento:
A única maneira de se fazer a exaustão da cozinha com eficiência é por meio de uma coifa com duto que leva o ar para fora da mesma. Desta forma eliminamos a gordura, a fumaça, o cheiro desagradável, o calor e a umidade, que são levados através da tubulação para fora do ambiente, renovando assim o ar do local.

Funcionamento do Auto Clean:
A coifa foi desenvolvida visando modernidade, conforto, eficiência e ao mesmo tempo, introduzindo o conceito inovador MYLE - Make Your Life Easy, na incorporação da função autolimpante. O uso desta, após preparação da comida, elimina consideravelmente o cheiro na cozinha. Com um simples toque no
botão Auto Clean, a coifa entra em processo de limpeza: primeiro, o motor inicia a rotação, e os rotores do exaustor recebem jatos de detergente diluído. Em seguida, o motor é turbinado para ganhar alta rotação. Pela ação da força centrífuga, o óleo e a gordura se desgrudam das palhetas e escorrem nas paredes do tubo até cair no coletor transparente, deixando, os exaustores limpos, prontos para o próximo uso, tudo em apenas 38 segundos. Desta forma, a coifa Auto Clean proporciona uma cozinha limpa, sem odor, tornando-a mais sofisticada e convidativa.

OBS: SÓ NÃO ESQUECER DE COLETAR DE MANEIRA CORRETA OS RESÍDUOS DA LIMPEZA E DIRECIONÁ-LOS PARA AGENTE RECICLADOR.