PROJETO ARCO NORTE - LONDRINA -PR

quinta-feira, 30 de maio de 2013

MOVIMENTO EM DEFESA DA MATA DOS GODOY EM DETRIMENTO DA CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE EMPREENDIMENTO LOGÍSTICO. 
" A SOCIEDADE DESDE QUE ORGANIZADA CONSEGUE OBTER RESULTADOS EFETIVOS EM PROL DO MEIO AMBIENTE. TEMOS QUE ENTENDER QUE PARA UMA CIDADE, ESTADO OU PAÍS CRESCER E SE DESENVOLVER NÃO SIGNIFICA DESMATAR DE FORMA IRRESPONSÁVEL, OCUPAR ÁREAS DE NASCENTES, POLUIR RIOS OU DESTRUIR FAUNA E FLORA. VIVEMOS EM PAÍS DE PROPORÇÕES CONTINENTAIS, TEMOS ESPAÇO PARA CRESCIMENTO SEM AFETAR O POUCO QUE NOS RESTOU DE ÁREAS DE RESERVA E PRESERVAÇÃO. TEMOS QUE LUTAR PARA QUE PREVALEÇA SEMPRE O BOM SENSO."
Rio Apertado, urgente!
Transpondo divisores de sub-bacias hidrográficas do Paranazão, o Movimento Pró Ivai/Piquiri participou de reunião realizada pela Associação dos Amigos da Mata do Godoy e ONG MAE, no salão paroquial da Paróquia de Santana, na localidade de Patrimônio Regina, em Londrina-PR.
O evento, com cerca de 100 participantes, recepcionados pela anfitriã Maria Helena Godoy Tenório e irmãos, contou com a presença do prefeito municipal Alexandre Kireeff e do secretário municipal de agricultura, Guilherme Casanova Junior, dos professores da UEL, Drs. José Marcelo Torrezan, Mário Luis Orsi e Alba Cavalheiro e de diversos acadêmicos e moradores da localidade, além da advogada Roberta Queiroz, representando o Conselho Municipal de Meio Ambiente.
Em discussão, os efeitos da proposta de construção de aeroporto de cargas de projeto denominado "Arco Norte" em área contígua ao Parque Estadual da Mata dos Godoy, a mais importante unidade de conservação nas proximidades de Londrina-PR.
Mais do que a Mata dos Godoy, a região do Patrimônio Regina compreende um mosaico de remanescentes florestais da bacia hidrográfica do rio Apertado (e Cafezal), contribuinte do Tibagi, utilizada como manancial de abastecimento  para Londrina, Cambé e Apucarana, além de prestar diversos outros serviços ambientais para a região, conforme palestra do gestor ambiental Gustavo Góes, da ONG MAE e do professor doutor José Marcelo Torrezan, este representando a comunidade científica da UEL.
Por conta da mobilização da comunidade local, representação do Ministério Público Estadual (Dra. Solange Vicentin) e profunda avaliação sobre as origens e condições do projeto "Arco Norte" como originariamente proposto e ainda alardeado por certos setores econômicos da sociedade , o prefeito municipal Alexandre Kireeff, que solicitou a oportunidade de se fazer presente junto à comunidade, declarou expressamente não acreditar na viabilidade da construção de aeroporto de cargas nas proximidades do Parque Estadual Mata dos Godoy, tendo revogado o Decreto 1024/09, que declarava de utilidade pública para fins de construção de aeroporto área circundante da unidade de conservação e outra áreas de florestas próximas.
Na oportunidade, representando o CAOPMA, o promotor de justiça Robertson de Azevedo, além de discorrer sobre a necessidade de licenciamento ambiental do projeto proposto e do papel do Plano Diretor na preservação da bacia do rio Apertado como manancial de abastecimento público, rapidamente expôs a apresentação "Políticas Públicas e Representações Sociais", que trata exatamente das estratégias de mobilização da população em articulação com as universidades e outras entidades sociais, visando a proteção de patrimônio comum, tendo como exemplo o Movimento Pró Ivaí/Piquiri.
No caso da Mata dos Godoy, a articulação da comunidade local, organizada na Associação dos Amigos, aliada à ONG MAE e à comunidade acadêmica da UEL, com o apoio do Ministério Público, conseguiu demonstrar ao atual gestor municipal a inviabilidade do projeto originariamente proposto.
Organizada, a sociedade muito pode.
Viva os rios!

0 comentários:

Postar um comentário